segunda-feira, 7 de abril de 2008

Saiba Tudo Sobre a Sua Audição - Estruturas da Orelha


A orelha é o órgão da audição e do equilíbrio, sendo suas partes denominadas: orelha externa, média e interna .

A orelha externa é constituída pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo.

Sua forma, dependendo da posição da orelha em relação à fonte sonora, pode ser responsável por um acréscimo de 15 a 16 dB na faixa de freqüência de 2.000 a 5.000 Hz .

O pavilhão auricular é constituído por um apêndice cartilaginoso coberto por pele, situado na face lateral do crânio. Sua função é coletar as ondas sonoras e “afunila-las” para o meato acústico externo.

O meato acústico externo tem como função principal conduzir o som até a membrana timpânica e estabelecer comunicação entre o mecanismo auditivo (orelha média) e o meio externo.

A orelha média é constituída pela Membrana timpânica, que é responsável por dividir a orelha externa da orelha média, pela cadeia ossicular que é constituída pelo Martelo, Bigorna e Estribo, o seu movimento provoca ondas progressivas na perilinfa que são essenciais à audição, e pela Tuba auditiva, que tem como funções manter a pressão da orelha média igual à atmosfera, drenar secreções e estabelecer comunicação entre a orelha média e a nasofaringe.

A orelha interna, também denominada de labirinto, localiza-se na porção petrosa do osso temporal; constituí-se por uma série de cavidades e passagens dentro do osso que é chamada de labirinto ósseo.

O labirinto ósseo compreende anteriormente a cóclea, que possui função auditiva, medialmente o vestíbulo e posteriormente, os canais semicirculares (anterior, posterior e lateral), que possuem função de detecção e orientação da cabeça no espaço.

O Labirinto membranoso, que se situa dentro do labirinto ósseo, tem a mesma forma geral deste, mas é consideravelmente menor. O Labirinto ósseo e o membranoso são separados pela perilinfa. O labirinto membranoso contém endolinfa que é rica em potássio e pobre em sódio. É constituído pelo ducto coclear, pelo sáculo e utrículo, pelo ducto e saco endolinfático. As células sensoriais da audição (Órgão de Corti) estão localizadas em toda a extensão do ducto coclear, que é a parte membranosa da cóclea, que possui células ciliadas externas e internas, as mais importantes da audição.

Nenhum comentário:

 
Google