segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ruído no Local de Trabalho


Uma das questões que interfere diretamente no ambiente e na saúde do trabalhador é a exposição ao nível de pressão sonora elevada – ruído.

O ruído é um tipo de som que provoca efeitos nocivos no ser humano, sendo uma sensação auditiva desagradável que interfere na percepção do som desejado. A perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevado é uma patologia cumulativa e insidiosa, que cresce ao longo dos anos de exposição ao ruído associado ao ambiente de trabalho. É causada por qualquer exposição que exerça uma média de 90dB ou mais de 85 dBA, oito horas por dia, regularmente, por um período de vários anos. A perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevado é uma doença de caráter irreversível e de evolução progressiva, passível de prevenção.

A mensuração do ruído pode ser realizada através de dosímetros. Estes aparelhos estimam o nível equivalente de energia (Leq) que atinge o indivíduo durante o período de medição que poderá variar de minutos até a jornada de trabalho integral.

Os termos som e ruído são, freqüentemente, utilizados de diferentes maneiras mas, normalmente, som é usado para as sensações prazerosas, como fala ou música e ruído, para descrever um som indesejável como buzina, barulho de trânsito e máquinas. Teoricamente existem ondas sonoras de qualquer freqüência. Entretanto, o aparelho auditivo humano é sensível somente a sons cuja área de freqüência esteja situada entre 20 Hz e 20.000 Hz. A unidade de medida do som é o decibel que é a décima parte do BEL, unidade que era usada em medições de perdas em linhas telefônicas.

Nenhum comentário:

 
Google